quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Abertas inscrições para prova de conhecimentos em gestão escolar

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou as inscrições para a prova de conhecimentos em gestão escolar, uma das exigências para os professores e coordenadores pedagógicos que estão interessados em participar da eleição para dirigente escolar. Os candidatos interessados em concorrer devem ser servidores integrantes da Carreira do Magistério. As eleições acontecerão em aproximadamente 1.400 escolas da rede estadual, nos dias 16, 17 e 21 de novembro.
As inscrições para a avaliação terminam no dia 6 de setembro e são realizadas gratuitamente no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). No ato da inscrição, os candidatos podem optar pelo município mais próximo de sua residência para fazer a prova.
O processo de avaliação será constituído de uma prova objetiva de conhecimento em gestão escolar, de caráter eliminatório e classificatório, na qual os candidatos devem obter, pelo menos, 60% de acertos.
Os servidores que ocupam o cargo de diretor ou vice e querem concorrer à reeleição também devem ser submetidos a uma nova avaliação. “O mandato no cargo é de três anos. Após esse período, o cargo volta a ficar vago. Quem quiser tentar a reeleição deve ser submetido aos requisitos do decreto da eleição”, explica a diretora de Gestão Descentralizada da secretaria, Euzelinda Dantas.

Avaliação

Com 80 questões, a prova de avaliação será aplicada no dia 2 de outubro, com duração de três horas e 30 minutos. Serão questões sobre legislação, execução financeira e gestão escolar. Os locais e horário da prova estarão disponíveis para consulta no site do Cespe, a partir do dia 23 de setembro.

Só após o resultado da avaliação é que poderão ser lançadas as candidaturas. As chapas devem ter a composição mínima de um diretor, um vice e máxima de um diretor e três vices, de acordo com a tipologia da escola. Só não participam das eleições as escolas exclusivas do primeiro segmento do ensino fundamental, as escolas sediadas em unidades prisionais, em centros de atendimento socioeducativo e em centros que não oferecem matrícula para a educação básica.

“Com a eleição de dirigentes, mais uma vez, a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, afirma Euzelinda Dantas.

Nenhum comentário: