sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DETETIVE PARTICULAR



Fotos e texto/ Luiz Tito

Vida amorosa, dinheiro, desaparecimento de amigos, parentes ou animais domésticos nos procurem. Enganam-se quem pensa que a mensagem tem algo haver com cartomante. Na verdade, estamos falando de investigação particular. Batman, Dick Trace, Kojak, Ed Mort, James Bond, Charles Bronson e Hercule Poirot, personagem de Agatha Christie, um dos mais famosos da ficção mundial são uma das estrelas do mundo imaginário. Saindo da ficção é partindo para a realidade, esse profissional existe e a cada dia que passa é mais procurado.
Em Feira de Santana, a 109 km de Salvador, são 180 detetives particulares registrados na empresa FBI – Federação Brasileira de Investigação, com sede nesse município, e que são diariamente contratados para investigar desaparecimentos de adultos, crianças e animais domésticos, bem como na produção de provas para fins judiciais, nos casos de adultérios, furtos, roubos, homicídios, ameaças anônimas entre outros, numa prova de que a profissão de detetive particular esta em alta. Os serviços variam de R$ 2 a R$ 10 mil reais.



Em uma sala localizada no centro de Feira de Santana, funciona a empresa FBI, no local o ar que se respira é de investigação. Logo na entrada do escritório, uma câmara filmadora, abaixo, um cartaz do filme Homens de Preto, dá as boas vindas. Bonés e óculos pretos, botões de camisas, canetas e óculos que fotografam e filmam, algemas, lunetas, maquina fotográfica, binóculos, lupas, celulares e luvas completam o cenário investigativo.



Segundo José Pedro Pereira Nunes, 50 anos, casado, seis filhos, conhecido como detetive Dé, proprietário da FBI, a profissão de detetive particular é reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal, através da Lei 9649/98, e artigo 58º da mesma Lei ( Ação Direta da Inconstitucionalidade) . “ A profissão de detive particular é livre de qualquer embaraço fiscalizador por parte de qualquer órgão, sejam conselhos, associações. Etc.”, informou.
Registrado na FBI, com o numero 007 ( nos faz lembra de James Bond), Dé se especializou nos EUA, onde estudou a profissão durante seis meses. Segundo o detetive, sua empresa é muito procurada por pais preocupados com os comportamentos de seus filhos nas escolas, “eles querem saber se os jovens usam drogas, armas e com quem andam, mas, os casos de adultérios também têm gerado muitas investigações, só hoje ( sábado 16) 22 pessoas já me procuraram “disse.
Falando de adultério o investigador informou que normalmente os homens traem muito mais do que as mulheres, ”elas apenas se vingam”. Dé acrescentou que o horário preferido para as “puladas de cercas” é exatamente o horário do almoço. Na estatística do detetive, o município de Serrinha, a 180 km de Salvador, tem o maior índice de traições amorosas.
Procurado por empresários de vários estados do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Manaus, Alagoas Bahia entre outros, Dé disse que já prestou serviços no Irã e no Iraque, “ fui em missão especial a serviço do EUA, não posso dizer qual, porém, obtive sucesso”, disse.


Segundo o detetive, sua agencia já desvendou vários crimes esquecidos pela justiça, “ famílias nos procuram e nos agimos dentro da lei é claro. Não fazemos nada sem o conhecimento da policia e da justiça, eu os tenho com parceiros” . Essa semana que passou, conseguimos localizar em São Paulo, uma pessoa desaparecida há mais de 42 anos. Moradora em Riachão de Jacuipe, aqui na Bahia. “Ela já era dada como morta, foi a maior festa no reencontro” Dé disse que também já trabalhou a procura de papagaios, periquitos , gados, gatos e cachorros desaparecidos.
Ameaças de morte e surras fazem parte do currículo do detetive “ Vai morrer ! De hoje você não passa ! Isso faz parte da profissão, me chamam de Charles Bronson e James Bond, comparações a parte, o que me orgulho mesmo é de há 26 anos, ter o prazer de trabalhar no que gosto é melhor , salvando vidas. Já tirei muitos jovens do vicio das drogas”finalizou.

Nenhum comentário: