sexta-feira, 19 de julho de 2013

O PAPA E OS JOVENS

Não é um exagero dizer que, na próxima semana, os olhos do mundo inteiro estarão fixos no Brasil, não por causa do Carnaval e nem da Copa do Mundo, mas por um acontecimento que nos faz felizes: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com a presença do Papa Francisco, para refletir sobre o tema Juventude.

 O PERÍODO da juventude é especial na vida de todo ser humano. É um tempo de muitas descobertas, de muitas conquistas, de afirmação diante da sociedade. Algumas pessoas pensam que os jovens não querem saber de compromisso. A Jornada Mundial da Juventude demonstra que eles têm, sim, grande interesse pelo o que acontece no mundo.

 MUITOS jovens são esmagados pela pobreza, estado mantido pela falta de possibilidade de estudos e de emprego. Outros, são explorados e se sujeitam a jornadas excessivas de trabalho. Crescem, também, redes de prostituição que exploram jovens por meio de eventos do turismo sexual.

 A JUVENTUDE, que tem energia para ocupar ruas e praças constitui a maior parte das vítimas das drogas e da violência que se estende pelas grandes e pequenas cidades. Nestes tempos em que se fala tanto de redução da maioridade penal, poderia também aparecer um forte discurso propondo o maior acesso à educação, saúde, segurança e às políticas públicas que tirem o jovem do ciclo de violências e o coloquem num ciclo de possibilidades de vida.

 NESSE sentido, os jovens que se encontrarão com o Papa Francisco deverão retornar para suas casas e comunidades com um novo empenho para construir uma sociedade mais justa. Esta nova juventude é de mais oração e ação. Gosta de orar, fazer vigílias, participar de missas e gosta também de ação, ajudar os que precisam, de se manifestar em favor da justiça e de mudanças nas estruturas. Um empenho da juventude ajudará muitos a encontrarem o sentido da vida.

 NENHUM brasileiro, por isso, pode ser mero expectador desta festa que faz exultar o Brasil de alegria, de cantos, de oração e de vida. O Papa Francisco com suas palavras simples e diretas reacenderá nos corações de todos a chama da fé e do entusiasmo de ser cristão. É tudo isso que o Papa Francisco e a Igreja esperam de vocês jovens com a Jornada Mundial da Juventude. Seja bem vindo Papa Francisco!

                                                              + Itamar Vian 
                                                    Arcebispo Metropolitano 
                                                        di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: