sábado, 20 de julho de 2013

Trânsito bagunçado de Feira de Santana


Por Alberto Peixoto

A cada dia o trânsito de Feira de Santa, ao lado da violência que assola a “Cidade Princesa”, vem se transformando em um dos maiores problemas para a população. Estacionar em fila dupla, invadir semáforo, estacionar sobre a calçada e a tradicional “roubadinha”, passou a ser uma opção aceita pela SMTT – Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte – que a tudo ver e nada faz. Observa-se isso pela falta de providências tomada por este órgão.


A maioria das avenidas não possuem ciclovias, piso tátil para cegos – piso formado por barras paralelas que orienta o deslocamento de pessoas com deficiência visuais consideradas cegas – canteiros sem ajardinamento adequado e, como em toda cidade, barracas instaladas nas calçadas obrigando ao transeunte disputar um espaço com os veículos nas pistas.


A modernização – palavra que não consta no dicionário dos gestores feirenses - do trânsito, ainda não passou pela “grande” Feira de Santana, onde é necessário que se faça um upgrade não só neste setor, mas em todos os segmentos ligados à nossa sociedade, que carece de mais atenção. Paga-se impostos, para que?

Na última terça feira, dia 16 de julho de 2013, por incrível que pareça, havia uma carreta circulando em pleno centro da cidade congestionando o trânsito, e às 18 horas - horário de pico - em plena Avenida Getúlio Vargas, uma carreta “bitreim” trafegava nas imediações da Rua São Domingos fazendo manobra para retornar em direção ao centro. Um transtorno que durou mais de 30 minutos.


Existe uma portaria que proíbe o transito de veículos desta natureza no centro da cidade, mas não é respeitada. Como respeitar leis e portarias, se não há cobranças, muito menos punições para os infratores? Feira de Santana se transformou em “terra de ninguém”. As grandes cidades procuram garantir a segurança da população através de regras para determinar padrões de comportamentos e, com relação ao trânsito, não é diferente. É fundamental a não circulação de veículos pesados nas vias do perímetro urbano, proibindo a circulação de carretas e caminhões em qualquer horário. Foi rejeitado em 2010 um projeto de lei de autoria do vereador petista Marialvo Barreto, que restringia a circulação de veículos pesados no centro de Feira de Santana. Segundo Marialvo Barreto não é admissível o trânsito de caminhões pelo centro da cidade, já que existe o anel de contorno – que já é uma lástima. Infelizmente a cidade Princesa se encontra à deriva.

Nenhum comentário: