O prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, participaram de uma reunião com os agentes e administradores distritais na manhã desta segunda-feira, 22, no auditório Dr. João Batista Cerqueira, da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro teve o objetivo de debater as demandas das respectivas localidades.
O gestor municipal destacou a importância do papel dos administradores e agentes distritais na esfera do Poder Público Municipal. “Vocês são os ouvidos e olhos da administração pública. São representantes do Governo em cada comunidade e devem estar atentos às necessidades da população”, salientou.
José Ronaldo reiterou a questão da criação de novos bairros no município, ressaltando que a medida não prejudicará os trabalhadores rurais que residem nestas respectivas localidades. “Ninguém pode impedir uma cidade de crescer. Quem trabalha na zona rural sua aposentadoria é rural, através do ITR, assim como quem trabalha na cidade contribui para o INSS”, explicou.
Quanto a situação das estradas e vias de acesso a algumas localidades rurais, o prefeito afirmou que as intervenções já começaram a ser realizadas. “Sempre que chove surge lama, poças de água e buracos. Mas a gente só pode fazer patrolamento após o período de chuvas. Temos seis máquinas trabalhando em todo o município. Neste final de semana o serviço foi iniciado nos povoados Tanquinho e Terra Dura, no distrito de Humildes”, citou o prefeito.
José Ronaldo elencou, ainda, algumas obras que já estão sendo executadas na zona rural. “Em apenas seis meses iniciamos a reforma da unidade de saúde de Tiquaruçu, recuperação do mercado e posto de saúde de Maria Quitéria, construção de uma grande escola e um ginásio de esportes em Humildes, além da elaboração de um projeto para contemplar o campo de futebol em Bonfim de Feira e Jaíba”, enumerou.
O secretário Ozeny Moraes solicitou o levantamento dos criadores de gado leiteiro e de corte em todos os distritos para um cadastramento no Banco do Nordeste que possibilitará a abertura de linhas de crédito visando o financiamento de bezerros PO (puros de origem). “Devido à seca, o pasto e o rebanho foram dizimados. E a nossa preocupação é melhorar a qualidade do nosso rebanho. Durante a Expofeira vamos lançar o Programa Pró-Genética, com o objetivo de intermediar o contato dos criadores com as instituições financeiras”.
Ozeny também falou sobre o Programa de Habitação Rural, uma das faces do Minha Casa Minha Vida, e que visa garantir moradia digna ao homem do campo. “Já iniciamos o levantamento em algumas localidades e distritos, mas precisamos ter a relação de todas as famílias da zona rural que se encaixam dentro do perfil do programa. Para isso é importante também este levantamento”, pontuou. O secretário destacou ainda o Programa de Desenvolvimento Rural, que prevê a criação de agroindústrias e cursos de capacitação. (SECOM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário