Marcando o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando, nesta terça-feira, 30, teste rápido e vacinação contra a hepatite B. A ação está sendo realizada na sede do Programa Municipal de Hepatites Virais, à rua Barão do Rio Branco, 1054, Centro.
A enfermeira Elaine Araújo, do Programa Municipal de Hepatites Virais, destaca a importância da mobilização para dar visibilidade maior às hepatites B e C. Na sede do órgão também estão sendo promovidas palestras educativas e orientações sobre os dois tipos da doença, como a adoção de medidas de prevenção e de transmissão.
A meta do programa é realizar entre 400 a 600 testes rápidos da hepatite B. Para quem tomar a primeira vacina, os técnicos orientam o retorno em 30 dias para a segunda dose, enquanto a terceira dose deve ser ministrada seis meses após a aplicação da primeira dose.
Preocupada em se prevenir contra a doença, Márcia Magalhães foi uma das primeiras a se imunizar contra a hepatite B, durante a campanha. Após passar pela triagem para verificar se é portadora da doença, ela destacou a importância do ato para evitar a doença. “Temos que nos preocupar ao máximo em ter uma vida saudável. E a prevenção é o melhor caminho”, frisou.
A hepatite é uma inflamação do fígado, sendo que as consideradas virais referem-se às várias doenças contagiosas causadas por vírus que atacam o órgão causando a sua dilatação, podendo levar a dano permanente, como cirrose hepática e câncer. Os tipos mais preocupantes das hepatites virais são causados pelos vírus A, B e C. Ascom/PMFS
Nenhum comentário:
Postar um comentário