O vestibular 2013.2 (ProSel) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi encerrado, nesta terça-feira (16), com as provas de Física, Química e Biologia. Agora, os candidatos esperam a divulgação do resultado, que deve ocorrer até 29 de julho, com possibilidade de antecipação.
Dentre os fatos ocorridos nos três dias do vestibular, o pró-reitor de Graduação, Rubens Pereira, chamou a atenção para a forma em que a Instituição administrou os problemas decorrentes de uma manifestação de moradores, que fechou a BR-116/Norte e o acesso ao campus da Uefs. “Adiamos o início das provas em meia hora enquanto autoridades do município negociavam com os manifestantes; a taxa de abstenção foi de apenas 0,92%, abaixo da esperada”.
Somados os três dias de provas, a abstenção foi de 17,97%, o que equivale a 1.712 candidatos dos 9.525 inscritos. Houve, ainda, 19 exclusões do processo seletivo por porte irregular de aparelhos eletrônicos.
A Uefs, neste vestibular de meio de ano, oferece 870 vagas em 25 cursos, com duas vagas a mais por curso para estudantes de comunidades indígenas e quilombolas. Foram registradas 162 inscrições de indígenas e 74 de quilombolas. O programa de ações afirmativa da Universidade possibilitou a inscrição de 1.850 candidatos com isenção total da taxa.
José Ivanilton dos Santos, de 20 anos, da tribo Kiriri, município de Banzaê, BA, disputa uma vaga do curso de Engenharia Civil. Ele se mostrou surpreso com a estrutura física do campus da Uefs, local em que ficou hospedado, em alojamento da residência indígena. “Acredito que serei aprovado, pois fiz boas provas”.
Concorrendo para o curso de Odontologia, Lorena Lobo, 17 anos, disse que escolheu a Uefs por ser universidade pública. “Sou de Salvador, mas não vejo dificuldade em morar em Feira de Santana por ser uma cidade próxima”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário