quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A diferença entre falar e AGIR!

                                     Gesmar da Margarida e sua esposa Zuenir
                                         

Em Itumbiara, Goiás, temos um exemplo de ação e de atitudes de preservação do meio ambiente!

O popular Gesmar da Margarida é um notório defensor da preservação e utilização racional do Rio Paranaíba. Com ações simples, porém praticadas diariamente, Gesmar da Margarida demonstra que é um homem de principio e de atitudes. Cuida do local dando foco na higiene e limpeza e resume: “Eu, minha família e meus colaboradores, estamos aqui para atender a sua família. Quero turistas e cidadãos Itumbiarenses conhecendo melhor as potencialidades do nosso importante Rio Paranaíba, fico feliz quando vejo famílias com seus filhos em nosso espaço. Minha motivação aumenta quando vejo bons exemplos tipo: Família acampou na Praínha (espaço público) e além de se divertirem cuidam do lixo e dos bons costumes. Lutei muito, enfrentei todo tipo de dificuldade para melhorar de forma significativa o ambiente na Praínha. Sou de origem humilde, minha mãe batalhou muito pela sobrevivência da nossa família, fico feliz quando podemos tornar este espaço uma opção de lazer e diversão com responsabilidade, principalmente para as pessoas que não tem acesso à piscinas e churrasqueiras em seu condomínio e/ou residências. Aqui serve também para prática de esportes, investimos em caiaques e jet-sky para proporcionar alternativas à população. Diariamente muitas pessoas vem caminhar na praínha e aproveitam para tomar o sol da manhã, depois vão para o Rio Paranaíba caminhar dentro da água, como se fosse uma enorme piscina, praticando hidroginástica, muitas vezes por recomendação médica”.

                       
                               Gesmar, Jéssica, Gesmar Jr. e sua mãe Zuenir

Gesmar da Margarida e sua família (Esposa Zuenir e seus filhos Jessica e Gesmar Junior), iniciaram o empreendimento denominado Ranchão da Praínha, em 15 de novembro de 1995, inicialmente erámos apenas um bar, e declaram entusiasmados: “Hoje temos uma estrutura de restaurante e entretenimento, disponibilizamos mais de 20 pratos diferentes, atualmente o local emprega 18 colaboradores diretos em 02 turnos e funciona de domingo a domingo das 08:00h às 21:00h. É muito trabalho, minha família se desdobra para atender a demanda”.
Nos sábados e domingos à tarde o Restaurante Ranchão da Praínha funciona com carga máxima, com 140 mesas e toda equipe trabalhando.
Conversando com Gesmar da Margarida, percebemos que ele é gente que faz, não fica apenas no discurso, dá sua contribuição de forma decisiva, quer seja reflorestando a mata siliar (Gesmar e sua equipe plantaram 1.600 arvores nativas e/ou frutíferas no espaço) ou cuidando da erosão que avança no Rio Paranaíba, através de apoio e articulação política conseguiu colocar 460 caminhões de pedra nos barrancos do Rio Paranaíba nas proximidade do Ranchão da Praínha, tudo devidamente acompanhado por profissionais especializados na preservação do Rio.
No Ranchão da Praínha é possível ver patos, galinhas, marrecos, cachorros e até cavalos, Gesmar é
 um homem simples e gosta de animais.

                       
                                 Equipe de colaboradores do primeiro turno

Nem tudo é flores, Gesmar reclama da falta de apoio de alguns políticos da região, que muito falam e pouco agem em benefício da população: “Precisamos do Corpo de Bombeiros na praínha que é um espaço público, em dias de pico temos mais de 1.000 pessoas compartilhando o Rio. A convivência no mesmo espaço entre banhistas, carros, lanchas, jet-ski é inaceitável. O corpo de bombeiros precisava delimitar espaço e fiscalizar as embarcações e seus pilotos. Qualquer dia destes podemos ter uma tragédia! A Prefeitura de Itumbiara é ausente na coleta do lixo do espaço público (praínha), diariamente preciso deslocar minha equipe do Ranchão para ir limpar o espaço. É comum encontrarmos lixos do tipo: Garrafas de cerveja, whisky, plásticos, etc... A Prefeitura Municipal está com uma obra inacabada (Um grande morro de terra vermelha), com as chuvas a terra vermelha do morro, desgarra e através da erosão vai em direção da areia natural da prainha. A terra vermelha contamina e provoca o assoreamento nas margens do Rio Paranaíba.

Nossos políticos de forma geral, falam muito e não trabalham a favor dos mais humildes e carentes. Este morro de terra vermelha é mais um exemplo de uma obra inacabada!”.    
         
                     
                     Obra abandonada pela PM de Itumbiara. O morro está assoreando

Somos testemunhas do aspecto do Rio e temos responsabilidade social e cultural. frisa Gesmar.

Gesmar da Margarida disponibiliza um palco e contrata todos os finais de semana ao menos 02 bandas e/ou duplas para animar os banhistas. Muitas bandas/duplas de sucesso na cidade iniciaram sua carreira tocando no Ranchão da Praínha. “Nosso compromisso é promover e propiciar um espaço de entretenimento e lazer para a população Itumbiarense,  possibilitando o contato saudável e prazeroso com o LINDO Rio Paranaíba”, finaliza Gesmar.
                         
                                      Ranchão fazendo coleta em área pública

                           
                  Precisamos instruir os cidadãos. Nessa foto foi deixada uma cama

               Izopor, garrafas de vidro, plásticos. O Rio não pode conviver com este lixo.

Colaborou com este texto: Nilton Jorge, fotojornalista Itumbiarense e especialista no segmento de entretenimento. (Nilton Jorge é Diretor comercial da empresa Top Click, especializada em mídias sociais (WhatsApp, Twetter, Messenger, e-mails e Facebook)) (Diretamente de Itumbiara-GO para a coluna Foto & Gráfia. 14 de Janeiro/2015).

Nenhum comentário: