quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Graça Pimenta reforça alerta aos pais sobre vacinação contra o HPV

As meninas de 12 e 13 anos que receberam a primeira dose da vacina em 2014 precisam atentar para o prazo da segunda dose. A deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) reforça alerta aos pais sobre importância de vacinar as meninas com a segunda dose seis meses depois que a primeira foi aplicada.  

“A eficácia da vacina só acontece quando as três doses são tomadas. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira dose e, a terceira dose, de reforço, só é aplicada cinco anos depois. Então, pais e responsáveis, aproveitem a disponibilidade da vacina na rede pública e protejam suas filhas contra o câncer de colo de útero. Aproveitem para manter o cartão de vacinação atualizado”, afirma a parlamentar.

 A vacina contra o HPV passou a fazer parte do calendário de imunização em 2014 e protege contra quatro subtipos da doença, entre eles o 16 e o 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Os subtipos 6 e 11 são responsáveis por 90% das verrugas genitais e anais. Vale ressaltar que o Ministério da Saúde informou no final do ano passado que começaria a disponibilizar a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos a partir do dia 1º de janeiro deste ano. O órgão informou ainda que, em 2016, só as meninas de 9 anos vão ter acesso à vacina.

Nenhum comentário: