segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Alunos constroem instrumentos musicais com material reciclável

Foto: Claudionor Junior

Os estudantes de escolas estaduais participantes dos cursos e oficinas ofertadas pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), do Colégio Central, em Salvador, não apenas aprendem a tocar instrumentos, como a construí-los, a partir de materiais reutilizáveis ou recicláveis. Ao fabricar os instrumentos, os alunos têm a oportunidade de associar conhecimentos musicais com o conteúdo de Física Acústica, aprendido nas aulas teóricas em suas unidades de ensino.

 As atividades no CJCC integram as oficinas ‘Som na Caixa’ e ‘Musificando’, promovidas pelo CJCC em parceria com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). Nas oficinas, uma panela de alumínio e varetas de aço, por exemplo, são transformadas em um instrumento percussivo de sonoridade acústica.

 Já um cano de PVC, acoplado à uma bexiga (bola de soprar) e à uma pequena mangueira para soprar o som, é batizado de Tubo Soprado. Esse instrumento de sopro, de acordo com o professor de música Alexandre Rebouças, produz um som grave, devidamente calculado a partir dos conhecimentos de Física. Já um tubo de PVC fino pode ser transformado em uma flauta de som doce.

 “Os alunos das nossas oficinas são muito participativos, criativos, dedicados e interessados em inserir a música em suas vidas como um elemento essencial no seu desenvolvimento pedagógico-cultural”, ressalta o educador. As quintas-feiras são dedicadas à confecção dos instrumentos e as sextas para tocá-los em aula coletiva.

 Motivação 

 Estudante do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré, em Salvador, Álvaro Roberto da Silva, 16 anos, já confeccionou uma flauta e um berimbau. Ele conta que a experiência se torna ainda mais interessante com a aplicação dos conhecimentos de Física Acústica.

 “Testamos fazer a cabaça – que funciona como caixa de ressonância do berimbau – de papel, e descobrimos que o tipo do material não alterou o som. São experimentações diversas até chegarmos no instrumento que idealizamos. A oportunidade de obter conhecimento musical e aplicar os conteúdos teóricos da Física na prática é fascinante”, revela Álvaro.

 Na sala específica de fabricação dos instrumentos, o professor de Física e Robótica Elton Barreto ressalta que vivenciar a Física com a música serve de motivação para os alunos das oficinas do CJCC. “Sair da teoria e experimentar a Física na confecção dos instrumentos, a partir de materiais encontrados na natureza, é uma forma de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e, consequentemente, mais atrativo”, avalia.

Nenhum comentário: