sexta-feira, 4 de novembro de 2016

OGE realiza capacitação da ouvidoria do Corpo de Bombeiros

Orientar sobre o uso do Sistema TAG e como analisar e acompanhar as manifestações do cidadão, como sugestões, reclamações, denúncias e elogios, referentes aos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar foi o objetivo da capacitação da equipe da primeira ouvidoria especializada do órgão, realizada nesta sexta-feira (4), pela Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A nova ouvidoria irá compor a Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado que é coordenada pela OGE.

 O ouvidor da Polícia Militar (PM), Major Maciel, ressaltou a importância da implantação e capacitação realizada pela OGE. “A Ouvidoria tem que ter capilaridade e esse processo de expansão em outros municípios permitirá mais acessibilidade do cidadão com o Corpo de Bombeiros, dando celeridade aos atendimentos”, explicou o major.

 Para o Tenente Luz, do município de Vitória da Conquista , a ouvidoria ocupa uma posição estratégica. “Essa iniciativa será muito bem vinda por parte do Estado, em disponibilizar os serviços públicos na nossa região. Além disso, vamos agregar mais qualidades no atendimento e rapidez”, concluiu.

 Durante a capacitação, o ouvidor geral do Estado, José Maria Dutra, palestrou sobre o método implantado na OGE para qualificar o trabalho dos profissionais chamado comunicação não violenta e escuta empática (empatia emocional). “Esse método possibilita um diálogo saudável através da conexão com o outro, oferecendo empatia ao identificar as necessidades em cada atendimento”, informou Dutra.

 O sistema de ouvidorias do Governo do Estado funciona em rede, sob coordenação técnica da Ouvidoria Geral do Estado. São 216 ouvidorias especializadas de secretarias, fundações, empresas, autarquias e demais órgãos, interligadas através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) – software de registro e gerenciamento dos atendimentos. O funcionamento em rede significa mais agilidade e qualidade na resposta ao cidadão, tendo em vista que cabe ao ouvidor especializado, em sua respectiva área, a resposta final.

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