quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Salvador recebe primeira Virada Sustentável

Parque São Bartolomeu

Parques de Salvador serão palco da primeira Virada Sustentável Salvador, desta sexta-feira a domingo ( 25 a 27), com programação gratuita para a população. Jardim Botânico, Parque Costa Azul, Parque da Cidade, Parque Metropolitano de Pituaçu e Parque São Bartolomeu serão os pontos principais na capital baiana que recebem a extensa programação do evento, uma realização do Instituto Fábrica de Florestas em parceria com a Virada Sustentável. O evento é apresentado pela Braskem e Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Coelba e Vivo, por meio do FazCultura. 

Com a participação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, escolas e universidades, além de coletivos de cultura e movimentos sociais, a Virada Sustentável é um grande festival de mobilização e educação para a sustentabilidade. Na programação, estão previstos shows musicais, apresentações teatrais, instalações, exposições, literatura, ações sociais, além de debates e oficinas, todos em torno do tema Sustentabilidade.

 "Realizar a Virada Sustentável em Salvador está sendo um desafio e uma grande oportunidade para mostrarmos a quantidade de ações importantes que vêm sendo desenvolvidas pela sociedade civil, o terceiro setor, empresas e instituições públicas locais. O evento, em parceria com o poder público, disponibilizará espaços na cidade para demonstrações das mais diversas que tem a sustentabilidade como foco principal e desejamos, sinceramente, que esta ação gere reflexão e transforme a maneira com que as pessoas percebem o mundo, mais integrador, coletivo, natural e sustentável, visando o bem-estar desta e das próximas gerações", afirma o diretor executivo do Instituto Fábrica de Florestas, Álvaro Oyama.

 Ações 

 Fiel ao que apresentará em toda sua programação, a Virada Sustentável também tomará atitudes que buscam diminuir o impacto ambiental, como a coleta de lixo eletrônico, vidro e óleo nos locais das atrações e coleta seletiva e gestão de resíduos em parceria com cooperativas. A produção aproveitará a primeira edição do evento ainda para fazer um mapeamento de acessibilidade e necessidades especiais para pessoas com deficiência e mapear e estimular o uso de transporte público, compartilhado e alternativo (bicicleta e a pé). Até mesmo os banners do material de comunicação (placas e totens espalhados pela cidade e locais do evento) serão transformados em sacolas ou reutilizados.

 "A Virada Sustentável é um festival que procura inspirar o público para uma nova visão de mundo, mais inteligente e sustentável, a partir de uma abordagem positiva e atraente, usando a arte, o lúdico, como ferramentas principais. Realizar uma edição em Salvador sempre foi um sonho para nós", explica André Palhano, da Virada Sustentável, que contará com Marketing Cultural da Caderno 2 Produções. Confira a programação completa no site do evento.

Nenhum comentário: