quinta-feira, 24 de novembro de 2016


Uma aula diferente, com direito a conhecer e a experimentar novas modalidades esportivas até então vistas somente através da televisão. Isso é o que se propõe a Arena Bahia Território Esportivo, montada no estacionamento do Parque Costa Azul, em Salvador. Nesta quinta-feira (24), alunos do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas e das escolas municipais Joir Brasileiro e Antônio Carlos Magalhães movimentaram o espaço.

 Muitos dos garotos e garotas presentes tiveram contato com algumas das oito modalidades esportivas pela primeira vez, como é o caso de Ícaro Gabriel Barbosa dos Santos, 15 anos. O estudante nunca havia segurado uma raquete nem jogado tênis de mesa. A praça esportiva ainda oferece badminton, basquete, atletismo, handebol, luta olímpica, judô e paradesporto.

 Ícaro Gabriel destacou que o Projeto Bahia Território Esportivo é uma oportunidade para “conhecer regras e símbolos do esporte, além de possibilitar o reconhecimento de algum novo talento. É uma experiência nova para muitos que aqui estão”, destacou o jovem, aprovando a iniciativa da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o apoio do Ministério do Esporte.

 Atletas olímpicos

 Convidado para a cerimônia que marcou oficialmente a abertura da Arena Esportiva, nesta quinta (24), o atleta olímpico de maratonas aquáticas Allan do Carmo destacou que o projeto incentiva as crianças e jovens com aulas teóricas e práticas sobre diferentes modalidades esportivas.

 “É interessante que eles percebam que o esporte não é apenas uma atividade física, compreendendo que a Olimpíada também representa a paz, pois no período em que é realizada, a cada quatro anos, todo o mundo se une em prol de uma ação”, lembrou Allan, que representou o Brasil nos Jogos Rio 2016.

 Também visitaram a Arena Esportiva o paratleta de triathlon Leonardo Curvello; Bruno Jacob, vice-campeão mundial de jet ski; Alison Bonfim, campeão brasileiro de taekwondo – todos eles apoiados pelo Governo do Estado, por meio do programa de incentivo FazAtleta. Estiveram também presentes ainda o secretário do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, e o diretor-geral da Sudesb, Elias Dourado. 

Cronograma 

 A Arena Bahia Território Esportivo continua em Salvador até as 13h de sábado (26). Na semana que vem, a iniciativa segue para Vitória da Conquista (27/11 a 03/12), Itabuna (05 a 10/12), Camaçari (11 a 17/12) e Juazeiro (18 a 24/12), totalizando 35 dias de atividades realizadas por uma equipe de 100 pessoas, entre colaboradores e instrutores especializados na prática dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Nenhum comentário: