terça-feira, 15 de novembro de 2016

Testes rápidos da Bahiafarma para diagnóstico do Zika vírus atraem atenção na Europa

BAHIAFARMA

No primeiro dia de participação na maior feira mundial de artigos de saúde, a Medica Trade Fair, realizada em Dusseldorf (Alemanha), o estande da Bahiafarma recebeu centenas de visitantes de diversos países, atraídos pelos testes rápidos para diagnóstico de infecção por Zika vírus, apresentados pelo laboratório público baiano no evento. É a primeira vez que um laboratório oficial brasileiro participa da feira como expositor.

 Segundo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o maior interesse partiu de representantes de países que já sofrem com surtos da doença. “Foi notável a presença de visitantes do sudeste asiático, em especial da Malásia e da Tailândia, em busca de informações sobre o teste e sobre possíveis acordos comerciais”, afirma. “Nosso objetivo no evento é iniciar parcerias internacionais que possam trazer benefícios para a Bahia e para o Brasil.”

 Além do secretário, integram a comitiva que participa do evento o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e o diretor de Operações do laboratório, Felippe Rebouças. Nesta segunda-feira (14), eles também receberam as visitas do secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Sctie) do Ministério da Saúde, Marco Fireman, e do diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis) do MS, Rodrigo Silvestre.

 “Os kits para diagnóstico rápido da Bahiafarma, em especial os de diagnóstico de infecção por Zika vírus (Zika IgG / IgM Combo e Zika NS1), estão chamando a atenção da comunidade médica internacional tanto por causa de sua grande qualidade, demonstrada em diversas avaliações, como as realizadas pela Anvisa e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), quanto pelo custo mais baixo que os de outros testes disponíveis no mercado hoje”, afirma o diretor-presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

 Após o encerramento da feira, há reuniões programadas entre representantes da Bahiafarma e diretores de importantes organizações internacionais, com pauta centrada nos dispositivos de diagnóstico do Zika vírus. Os encontros também terão a participação do secretário Fábio Vilas-Boas. No dia 17 de novembro, a reunião será com a direção do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Genebra, Suíça. No dia seguinte, a reunião será com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Copenhague, Dinamarca.

 Bahiafarma 

 A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é um laboratório farmacêutico público que tem como objetivo desenvolver e fornecer produtos, serviços e inovação tecnológica para a saúde pública do País. Integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tem como metas minimizar a dependência do Estado da Bahia da importação de produtos e tecnologia, atuando de forma competitiva e econômica para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário: