sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger chega à sexta edição

Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger chega à sexta edição

Um dos maiores concursos para trabalhos fotográficos do Brasil, o ‘Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger’, terá sua sexta edição, como anunciou secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, na manhã desta sexta-feira (4), data em que o etnólogo autodidata franco-brasileiro Pierre Verger completaria 114 anos de nascimento. Serão outorgardos três prêmios, sendo um em cada uma das seguintes categorias - trabalhos de fotografia de livre temática e técnica, trabalhos de inovação e experimentação na área da fotografia e trabalhos de fotografia documental. O valor individual de cada prêmio é de R$ 30 mil.

 A homologação do projeto aconteceu no gabinete da Secult, na presença da diretora geral da Fundação Cultural do Estado (Funceb), Fernanda Tourinho, da diretora da Diretoria de Artes do órgão (Dirart), Lia Silveira, e da coordenadora de Artes Visuais que executa o prêmio, Lydia Sepúlveda. O lançamento do edital acontece nesta segunda-feira (7), com publicação no Diário oficial do Estado. O Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger é um projeto da Funceb, de abrangência nacional, voltado para a linguagem de fotografia contemporânea, que tem permitido aos premiados, destaque e reconhecimento dentro da linguagem, o que reforça a importância da sua realização.

 “O prêmio homenageia um artista, um antropólogo que não tendo nascido na Bahia, portanto, não tendo os olhos de um baiano, viu a nossa alma cultural como poucos viram, e nos entendeu profundamente como pouquíssimos nos entenderam”, afirmou Jorge Portugal. A premiação, que tem o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira chega à edição 2016/2017, após a realização das edições em 2003/2004, 2005/2006, 2008/2009, 2010/2011, 2012/2013.

 O edital é aberto a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros com situação de permanência legalizada, residentes em qualquer estado do País, que devem apresentar um projeto ainda não premiado no Brasil nem no exterior. “Ao longo dos anos, o projeto se fortaleceu e potencializou sua perspectiva como propulsor da produção/difusão da fotografia nacional”, disse Fernanda Tourinho. Mais detalhes estão disponíveis no site da Secult.

Nenhum comentário: