quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Mutirão já realizou mais de três mil cirurgias pelo interior

Mutirão de cirurgias Hospital Geral de Ipiaú

Mais de três mil cirurgias foram realizadas em pacientes com idades entre 14 e 65 anos residente no interior baiano. Este é o balanço de apenas três meses de funcionamento do Mutirão de Cirurgias, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem a meta de atender 13 mil pessoas no período de um ano e reduzir a fila de espera de seis procedimentos – cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama.

 Vinculado ao Programa Saúde sem Fronteiras, o mutirão já beneficiou os habitantes de 100 municípios das regiões de Ipiaú, Ilhéus, Itabuna (sul), Jaguaquara, Jequié (centro sul), Valença (baixo sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Camaçari (RMS) e Ruy Barbosa (centro norte). Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, a ação do Governo, inédita no País, disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente e o kit pós-operatório para a segurança do mesmo na alta hospitalar.

 De acordo com o secretário Fábio Vilas-Boas este é um projeto importante para todos os 417 municípios. “Identificamos que a população aguardava meses e até anos para realizar uma cirurgia, porque as prefeituras não conseguiam oferecer o acesso ao procedimento. O Governo do Estado, então, resolveu ajudar os municípios para eliminar a fila dos procedimentos cirúrgicos de maior demanda". Ele ressalta ainda o esforço financeiro para realizar a ação. “Estamos pagando 50% a mais do que o estipulado pela tabela SUS, com recursos do tesouro estadual, para que as equipes médicas tenham interesse em fazer as cirurgias”.

Nenhum comentário: