quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Novo aplicativo de celular vai trazer agilidade e rapidez para o cadastro de imóveis públicos do Estado

A secretaria da Administração anunciou o desenvolvimento de um aplicativo para celular que vai permitir que sejam feitas vistorias nos bens públicos usando apenas o celular, enviando fotos, documentação e relatório dos imóveis pertencentes ao Estado para o Sistema de Controle de Bens Imóveis (Simov), que faz o controle físico e financeiro dos bens pertencentes ao estado, através do cadastro, atualização e manutenção das informações.

 O anúncio foi feito pelo secretário da Administração, Edelvino Góes, durante o I Encontro de Gestão de Imóveis do Estado, realizado pela Secretaria da Administração (Saeb), na tarde de terça-feira (8), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para debater a administração do patrimônio estadual.

 As vistorias nos imóveis devem ser feitas periodicamente, atualizando o Governo sobre o estado de conservação do patrimônio, a destinação de uso dos bens públicos e a situação legal em que se encontram.

 Atualmente, para fazer a vistoria, o servidor se desloca até o imóvel, fotografa o bem público com uma câmera e preenche um relatório de vistoria em papel, indicando a situação de conservação. Em seguida, volta para a repartição, onde passa as informações do papel para o Simov usando o computador, além de ter que baixar as fotos.

 Com o advento do aplicativo, toda a vistoria poderá ser feita no local do imóvel, sem a necessidade de sinal de internet. O formulário será preenchido na hora, assim também como as fotos são feitas e incluídas instantaneamente no Simov. Além de conferir agilidade no envio das fotos, relatórios e documentação, o aplicativo vai agilizar o atendimento da demanda por vistorias. A ferramenta será desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), com prazo inicial estimado em 90 dias para a entrega. Confira a matéria completa no site da Saeb.

Nenhum comentário: