sábado, 26 de novembro de 2016

Festival esportivo inclui juventude e preserva legado de Zumbi dos Palmares

Integrando a programação do Novembro Negro, o Festival Esportivo Zumbi dos Palmares, realizado neste sábado (26), levou o público infanto-juvenil de diversos bairros populares de Salvador ao Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. O evento teve a apresentação de modalidades esportivas como boxe, karatê e capoeira, envolvendo alunos dos projetos de iniciação esportiva financiados pela parceria entre as secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

 “Esta iniciativa contribui, sem dúvidas, para a preservação dos ideais de Zumbi dos Palmares e Dandara, que tanto lutaram pela liberdade do povo escravizado. São referências importantes para que as crianças e jovens da Bahia perpetuem o trabalho de construção de uma sociedade mais harmônica. Assim vamos promovendo mudanças e novos valores de solidariedade e fraternidade”, afirmou a titular da Sepromi, Fabya Reis, informando que os projetos esportivos são resultado de investimento de recursos estaduais, via o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.

 Catiele Reis, 17 anos, atendida pelas aulas de capoeira ministradas pelo Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), foi uma das participantes. “Gostei do convite porque estou integrada a diversos colegas de outros bairros de Salvador. Zumbi e Dandara representam muito para nós, jovens negras. Por isso, estou muito feliz aqui”. Juntamente com ela, uma diversidade de alunos aguardava ansiosa, na arquibancada, o momento de apresentação.

 Já Robert Costa, 18, que integrou a apresentação de capoeira, ressaltou que o esporte tem contribuído para o enfrentamento às vulnerabilidades e violências que atingem a juventude. “Esta foi uma boa oportunidade de apresentar o projeto, que tem beneficiado muita gente. Em nossos bairros temos poucas ações de esporte para a juventude”. Ele é dos atendidos pelas iniciativas da Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania. Para o secretário do Trabalho, Álvaro Gomes, o Festival Zumbi dos Palmares presta uma justa homenagem a um líder revolucionário quilombola. “Foi um dia de confraternização e reflexão sobre este ícone da história. O esporte também é uma ferramenta para transformação social e geração de saúde das pessoas. Temos tratado esta pauta como política de Estado”

 Para o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras foram levadas cerca de 150 crianças e adolescentes de bairros como Ribeira, Parque São Bartolomeu, Rio Sena e Pirajá. Também participaram do evento alunos e atletas da Fundação José Silveira, Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural (Abeac), entre outras organizações que integram o conjunto de instituições conveniadas com a Sudesb.

Nenhum comentário: