terça-feira, 8 de novembro de 2016

Jovens do Programa Mais Futuro recebem certificados de formação profissional

A experiência do primeiro emprego já é uma garantia no currículo de 116 jovens que integraram o Programa Mais Futuro, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em parceria com a Secretaria da Administração do Estado (Saeb). Eles foram certificados na manhã desta terça-feira (8), em solenidade realizada no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento conclui o processo de formação profissional em assistente administrativo, que qualificou os aprendizes durante dois anos para o mercado de trabalho.


De acordo com diretora de Formação para o Trabalho das VSBA, Leila Colangeli, a iniciativa visa à aquisição de conhecimentos teóricos e práticos. “Esses jovens atuaram nos postos do SAC de Salvador e região metropolitana, eles receberam qualificação e conhecimentos para entrarem no mercado de trabalho com mais experiência e competência”.

 A estudante Laiana Ferrari, de 21 anos, acredita que o ingresso no projeto representou uma grande mudança na vida dela. “Nós aprendemos muito nos últimos dois anos, tanto técnica quanto humanamente, pudemos desenvolver diversas habilidades de trabalho. Lidar com o público o tempo inteiro intensifica ainda mais essa experiência, faz com que a gente desenvolva capacidade de comunicação, paciência e diversos outros fatores que são fundamentais na vida profissional”.

Em oito anos, o programa já capacitou mais de 3 mil jovens. Para participar, é necessário ter entre 18 e 22 anos, com ensino médio concluído em escola pública e fazer parte de família comprovada em situação de vulnerabilidade social (renda máxima familiar admitida de até três salários mínimos). Para o superintendente do SAC, Carlos Henrique Martins, o projeto tem funcionado de forma sucedida. “Com a experiência adquirida, eles estão muito bem preparados e são rapidamente absorvidos pelo mercado”, destacou.

 Autoestima

 O diretor de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, da Saeb, Alberto Queiroz, acredita que a iniciativa também ajuda a melhorar a autoestima dos jovens. “É a perspectiva de um futuro melhor para eles, porque lhes são dadas mais oportunidades e possibilidades de conquistas. Eles saem já com uma visão mais ampla do mundo do trabalho, entendendo melhor o relacionamento entre pessoas e as rotinas produtivas e suas particularidades”.

Para os jovens, além do momento de alegria, a formação gera grande expectativa, como é o caso de Rubenilson Silva, de 20 anos. “Eu acredito que esse certificado e o que nós aprendemos até aqui vai contar muito para as conquistas de nosso futuro, certamente vamos ter mais facilidade para conseguir um emprego, principalmente nessa crise, porque quem tem mais qualificações tem mais chances”, afirma.

Nenhum comentário: