quinta-feira, 9 de março de 2017

Em Tiquaruçu, Prefeitura transforma aguadas e represas em açudes


A Prefeitura de Feira de Santana está transformando aguadas e represas localizadas no distrito de Tiquaruçu em grandes açudes. Além de passarem por limpeza das suas margens e leito – retirada de material imprestável, os equipamentos tem suas capacidades de armazenamento aumentadas em até dez vezes.

 Todas são construídas em áreas públicas, que universaliza e democratiza o acesso dos moradores próximos e animais à água. O secretário de Serviços Urbanos, José Pinheiro, acompanhou, nesta quinta-feira, 9, o início do serviço no futuro açude do povoado da Caatinga, no localizado próximo a Socorro, que já foi concluído, e na Lagoinha, que está em fase final.

 A chegada das chuvas, diz o secretário, vai transformar aquelas regiões do distrito, que concentram muitos moradores. “Esta transformação vai ser muito importante para todos os moradores, que terão água por muitos anos, quando as trovoadas chegarem. Afinal, água é uma grande riqueza para a zona rural”, afirmou José Pinheiro.

 Ele salientou que o empenho do governo municipal em ampliar a capacidade de armazenamento destes equipamentos visa o futuro. “Passamos por um longo período de estiagem e quanto maiores forem estes açudes, maior será o tempo que terão capacidade para oferecer água para a comunidade”.

 As represas da Caatinga e Lagoinha terão suas capacidades ampliadas em até dez vezes, quando se compara à atual. “Além da água para o consumo, a gente terá um ótimo espaço para lazer. Virá gente de muitos locais pra cá”, diz o morador Gildo da Caatinga. Segundo ele, a última ampliação da represa aconteceu há 56 anos.

 Na Lagoinha, onde a profundidade vai variar entre seis e oito metros, quando cheia, máquinas da Prefeitura retiram cascalho que está sendo usado na recuperação das estradas localizadas na zona rural. Outra parte está estrategicamente sendo armazenada para ser usada durante os períodos chuvosos, tradicionais no meio do ano.

Nenhum comentário: