quinta-feira, 9 de março de 2017

Secretaria divulga diretrizes para eleição dos colegiados escolares

As escolas da rede pública estadual de ensino já podem iniciar a mobilização dos membros da comunidade escolar para participar da gestão da escola. Trata-se da eleição do Colegiado Escolar biênio 2017/2019, que será realizada nas escolas, no período de 8 a 12 de maio. Nesta quinta-feira (8), as diretrizes e os procedimentos básicos para o processo eletivo do Colegiado Escolar nas unidades de ensino foram divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE).

 O Colegiado Escolar tem a função de promover a participação e acompanhamento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da escola. Ele é composto pelo diretor da escola e representantes de professores, funcionários, estudantes, pais, mães ou responsáveis.

 De acordo com a coordenadora de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação da Secretaria da Educação do Estado, Andréa Liger, em relação aos familiares, para participar do colegiado, os interessados devem entrar em contato com a direção da escola e se informar sobre os procedimentos. “Já estamos preparando a equipe técnica que vai realizar a formação dos gestores escolares, por meio de encontros, em todos os NTEs [Núcleos Territoriais de Educação], com o objetivo de formar as Comissões Eleitorais Escolares”, destaca.

 A coordenadora também informa que, a partir dessa formação com os gestores das unidades de ensino, serão realizadas as atividades nas escolas para a eleição. “A importância dessa ação é a possibilidade que toda a comunidade escolar tem de se fazer representada nos processos decisórios da escola e a possibilidade de colaborar para a melhoria da qualidade da escola pública”, conclui a coordenadora.

Nenhum comentário: