quarta-feira, 22 de março de 2017

Fundação Pedro Calmon ​vai doar 2,7 mil livros à Fundac


A Fundação Pedro Calmon (FPC), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), fará a doação de 2,7 mil livros para os espaços de leitura das unidades da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac). As duas instituições assinaram termo de cessão de uso nesta quarta-feira (22).

 Na Bahia, cerca de 700 adolescentes cumprem medida socioeducativa e aguardam a decisão judicial ​por infrações cometidas. Eles estão distribuídos em seis unidades de internação (Case Salvador, Case Feminina Salvador, Case CIA, Case Juiz Melo Matos – em reforma, Case Zilda Arns e Case Camaçari) e em três unidades de semiliberdade, localizadas nos municípios de Vitória da Conquista, Juazeiro e Salvador.

 “Queremos que estes jovens tenham meios de enfrentar as realidades que vivem e sabemos que a leitura pode contribuir nesta construção, fomentando a criatividade, ajudando em sua escolarização. Isso é mais que um termo, é uma parceria que abraça todo nosso conjunto de unidades e queremos mostrar p​ara o​s adolescentes que é possível construir outros projetos pra suas vidas”, enfatizou a diretora-geral da Fundac, Regina Afonso.

 A diretora assinou o termo na presença de dirigentes e assessores da Fundação Pedro Calmon, que viabilizará, além das doações, a realização de atividades educacionais, por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas da Bahia, e atividades culturais de promoção do livro e da leitura através dos espaços de leitura.

 “Serão mais de 400 livros por unidade, além da ampliação da parceria na realização do Concurso de Escritores Escolares e na busca por formas de trabalho que melhor integrem esta juventude, a leitura e as novas tecnologias”, afirmou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo. Segundo o diretor, a fundação buscará estreitar diálogo com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) para ampliar esta articulação.

 A parceria se estenderá para a capacitação dos profissionais que atuam nos espaços de leitura das unidades da Fundac. Serão destinadas duas vagas para cada unidade no Curso de Capacitação para Auxiliares de Bibliotecas, realizado pela Diretoria de Bibliotecas Públicas da fundação, entre os meses de maio a agosto.

Nenhum comentário: