segunda-feira, 27 de março de 2017

Professora de História cria versão virtual de museu do século 19

video escola 3D

Para proporcionar que os estudantes, pesquisadores e o público em geral conheçam um pouco mais sobre Salvador, a professora e historiadora Maria Antônia Lima Gomes, docente do Colégio Estadual Alfredo Magalhães, no bairro do Rio Vermelho, na capital, desenvolveu um museu virtual em 3D. Nele, é possível explorar o interior do Teatro São João da Bahia, onde atualmente funciona o Teatro dos Esportes, e também passear por locais do centro da cidade, a exemplo da Praça Castro Alves e da Freguesia da Sé.

 Para poder viajar no tempo e vivenciar a antiga Salvador, que neste quarta-feira (29) completa 468 anos - o interessado deve acessar o site do projeto e fazer o download gratuito do software na versão indicada para o computador a ser instalado. Com apenas alguns cliques, o usuário poderá visualizar objetos antigos e interagir com personagens históricos, como o imperador Dom Pedro II, o poeta Castro Alves, o maestro Carlos Gomes, o cantor Xisto Bahia e o jurista Rui Barbosa, que poderão fazer perguntas aos visitantes sobre assuntos da época.

 A iniciativa é resultado da tese de doutorado em Educação e Contemporaneidade, que a professora está fazendo na Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Segundo ela, o projeto serve como fonte de pesquisa para estudantes e interessados por História da Bahia. “Os visitantes podem aprender, de forma dinâmica, sobre a nossa História, Geografia, Arte, Música e Cultura em geral. Em breve, a experiência será levada para a sala de aula para que os estudantes da rede estadual possam relacionar o passado com o presente, fazendo um resgate histórico de sua cidade”.

 O Teatro São João da Bahia foi construído em 1806, seguindo o padrão arquitetônico do Teatro São João de Lisboa, localizado em Portugal. O espaço cultural, inaugurado em 1912, foi o primeiro grande teatro de ópera do Brasil e possuía uma capacidade para até duas mil pessoas. O prédio foi desativado em 1923, após um incêndio.

Nenhum comentário: