quarta-feira, 29 de março de 2017

Governo intensifica campanha de conscientização sobre a água

Itapé SIHS

Em meio às comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de março), o Governo do Estado, via Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), intensifica ações de conscientização, por meio do projeto Amigos da Água. A primeira localidade visitada, esta semana, foi a Comunidade de Estiva, no município de Itapé, no sul da Bahia, que vem enfrentando crise hídrica.

 De acordo com o secretário Cássio Peixoto, a ideia é orientar a população, "que já vem sofrendo, em diversas partes do estado, com a pior seca dos últimos 100 anos, a refletir e construir novos hábitos, uma nova consciência, de forma a obter um novo olhar referente ao uso desse bem, que é vital para todas as atividades humana”. As visitas vão acontecer até esta sexta-feira (31).

 A ação foi realizada utilizando atividades lúdicas de Educação Sócio Ambiental e Sanitária, envolvendo educadores e alunos, os poderes públicos e a sociedade em geral. Nesse contexto, o técnico Armando Campos Júnior enfatizou que “sem água não há vida. O equilíbrio e o futuro de nosso Planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos”.

 A coordenadora do projeto, Ruth Viera, enfatizou o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) de que, até 2030, a demanda por água deve aumentar 50%, o que exigirá mais esforços para melhorar os sistemas de coleta e tratamento de águas residuais e garantir água tratada. Essa campanha envolvendo tantos segmentos é de extrema importância”.

 Técnicos da SIHS, juntamente com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), realizaram ações de capacitação para os integrantes da comissão de acompanhamento de obras na Barragem do Rio Colônia, que garantirá o abastecimento de água de qualidade por muitas décadas para mais de 350 mil moradores do município de Itabuna e região sul.

Nenhum comentário: