quarta-feira, 15 de março de 2017

Cidade ganhará mais lixeiras ecológicas


Com o objetivo, entre outras coisas, de incentivar as pessoas a jogarem lixo no local adequado e manter o meio ambiente preservado, a cidade de Feira de Santana vem ampliando a confecção das lixeiras ecológicas, que são produzidas por uma equipe especializada da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), mediante a reutilização de pneus inservíveis e madeira de eucalipto tratada.

 De acordo com o diretor do Departamento de Áreas Verdes da SESP, Deodato Peixinho, já foram produzidos mais de 250 desses captadores de lixo, que estão distribuídos em algumas avenidas, a exemplo da Presidente Dutra, Ayrton Senna, Fraga Maia e Maria Quitéria, além de outros logradouros.

 “Em outras cidades já existem essas lixeiras, nós vimos e trouxemos para Feira, onde montamos uma equipe de produção na SESP. Os pneus são coletados e selecionados pela identificação do aro, da largura, e em cima dessa situação, a gente passa a fazer a confecção dessas lixeiras, que envolve a retirada do aro do pneu, um trabalho de pintura e, posteriormente, a colocação dos pés com eucalipto tratado”, disse.

 Ele ressaltou que as referidas lixeiras têm baixo custo e são de alta resistência, com qualidade e ambientalmente favorável ao município dentro da área urbana, “porque nós tiramos o vilão, que é o pneu, e o transformamos em coletor de lixo”, pontuou.

 O secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, ressaltou a importância dos munícipes fazerem uso racional das lixeiras, para que a cidade esteja sempre limpa. “Manter a cidade limpa é responsabilidade de todos. A Prefeitura de Feira de Santana tem dado atenção à causa, mas, infelizmente, muitas pessoas ainda jogam lixo no chão ou depredam lixeiras”.

 Centro da cidade 

 No que concerne ao centro da cidade, Justiniano França lamentou que as lixeiras existentes vêm sendo constantemente depredadas. Segundo ele, a SESP está buscando um novo modelo de lixeira bonito e com material resistente à ação de vândalos, para substituir os coletores de lixo das praças, ruas e avenidas, como Marechal Deodoro, Getúlio Vargas e Senhor dos Passos.

Nenhum comentário: