sexta-feira, 2 de julho de 2010

Índios ganham embarcações e capacitação

Duas embarcações completas de pesca oceânica foram doadas à tribo Pataxó da região de Coroa Vermelha, próximo a Porto Seguro, extremo sul da Bahia, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A iniciativa faz parte do projeto Pescando Renda, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2005 com o Ministério Público Federal (MPF) e cumprido pelo atual Governo do Estado neste ano de 2010.
Cada embarcação comporta oito tripulantes e será implantado o sistema de gestão sustentável com rodízio, considerando que cada viagem para a pesca dure cerca de quatro dias. Em 12 dias as embarcações estarão sendo utilizadas por 48 pescadores. Em um mês, cerca de 120 pescadores estarão atuando em rodízio na pesca.
O Pescando Renda capacitará cinco membros da tribo Pataxó, além de Alessandra Godinho Fernandes, a Dandinha, única mulher pescadora profissional de mar aberto da Bahia. O período da capacitação será de 5 a 12 de julho, no Estaleiro da Fundação para o Desenvolvimento de Comunidades Pesqueiras Artesanais (Fundipesca), em Camaçari, das 8 às 12h e das 14 às 17h. Os beneficiários irão repassar os conhecimentos e informações aos demais integrantes da tribo. Os temas da capacitação são navegação oceânica, equipamentos náuticos, funcionamento e manutenção de motores, carta náutica, uso do GPS e manutenção de fibra de vidro.

Nenhum comentário: