segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Saúde/Hospital promove Teste da Orelhinha

Crianças de zero a quatro anos podem ser submetidas gratuitamente ao exame de emissões otoacústicas, conhecido como “Teste da Orelhinha”, no período de segunda-feira (16) a quarta-feira (18). A iniciativa é do Hospital da Mulher e marca a 1ª Semana de Triagem Auditiva, estendendo os serviços já oferecidos aos bebês que nascem na unidade hospitalar também para a comunidade.
A fonoaudióloga Ana Gilza Soares Lima explica que o exame já vem sendo desenvolvido obrigatoriamente, nos últimos três anos, em todas as crianças nascidas no Hospital da Mulher. “Somente nos últimos seis meses já realizamos exames em 702 bebês. Agora é a primeira vez que vamos abrir o atendimento para crianças de fora”, frisou.
Ana Gilza ressalta a importância de submeter a criança ao exame auditivo precocemente. “Este exame é apenas uma triagem auditiva pois não diz o grau de surdez. Para identificar o grau, encaminhamos o paciente para fazer um exame mais completo, que é o Bera. O que fazemos durante a campanha serve para identificar se o bebê tem algum problema auditivo para realizar o tratamento mais cedo e evitar problemas futuros, como as dificuldades para comunicação”, ressaltou.
O Teste da Orelhinha é indolor e não é um método invasivo, o que é constatado pelas próprias mães que acompanha o exame. “É necessário fazer o exame e muito bom que o Hospital da Mulher já esteja adotando a iniciativa. Isto nos deixa mais seguras e despreocupadas”, frisou Ana Carla Lopes dos Santos, 20 anos, ao acompanhar o exame em sua primeira filha recém-nascida.


Nenhum comentário: