terça-feira, 10 de agosto de 2010

Saúde/Vacinação contra paralisia infantil

Crianças de zero a cinco anos devem receber a segunda dose da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil) no próximo sábado (14), das 8 às 17 horas. Para esta etapa, a meta é imunizar 53.163 crianças nos postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Programa Saúde da Família (PSF), que fazem parte da rede municipal.
“Desde 1989 não acontecem casos de paralisia no Brasil, que ganhou selo de erradicação da doença. Na primeira etapa que aconteceu em 12 de junho deste ano, 31.721 crianças foram imunizadas. Mas só estarão realmente livres da doença se os pais repetirem mais uma vez as duas gotinhas”, afirma Janice Estrela, coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
Segundo a coordenadora, a paralisia é uma infecção viral causada pelo poliovírus classificada como moderada ou severa. Nos casos mais graves, a poliomielite pode levar à morte. “Apesar de estar livre da doença há duas décadas, o Brasil tem um grande fluxo de turistas vindos de países que ainda têm registros da poliomielite, podendo trazer o vírus para as nossas crianças”, destaca. Janice Estrela destaca ainda que “alguns países possuem o vírus selvagem da doença, isto é, o poliovírus, e este poderá ser introduzido no país caso não ocorra esse tipo de campanha visando à imunização”.
Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios, portanto a vacinação universal pode erradicar essa doença completamente.

Nenhum comentário: