quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Congresso extensão vai reunir mais de 1.500 pessoas na Uefs


A pouco mais de um mês da realização do evento, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreveu 1.500 pessoas para o 3º Congresso Nordestino de Extensão Universitária (CNEU). Com o tema “Cultura, Diversidade e Identidade: o Papel da Extensão Universitária”, o Congresso, marcado para o período de 1º a 3 de abril, tem objetivo de debater a presença das culturas nos cotidianos, visando aprofundar, dialogar e construir saberes.
Está confirmada a presença de estudantes, professores e pesquisadores de diversas instituições brasileiras que participarão de atividades acadêmicas com abordagens de como meio ambiente e sustentabilidade, promoção à saúde, práticas pedagógicas, educação, políticas públicas e formação Docente. Estão previstos, ainda, atividades culturais e de comunicação, como identidade, diversidade e desenvolvimento, novas tecnologias, tecnologia social, além de institucionalização da extensão; geração de trabalho e renda e economia solidária, direitos humanos, justiça, juventude e cidadania.
As inscrições foram encerradas no último dia 13 com mais de 1.500 inscritos para apresentação de trabalhos ou como ouvintes, envolvendo docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e comunidade externa. O Congresso é promovido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – Regional Nordeste e organizado pela Uefs em parceria com a Uesc, Uesb, UFRB, Ufba e Univasf.
O coordenador Washington Moura salienta que a extensão universitária se constitui numa ação da universidade junto à comunidade, disponibilizando à sociedade o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa. Com isso, a comunidade externa tem o retorno do que é investido na instituição.
A expectativa é que o 3º CNEU promova uma maior integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral e que seja um marco importante no processo de discussão do papel da Extensão Universitária Brasileira.

Nenhum comentário: