quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Feira de Santana não corre risco de surto de dengue


Feira de Santana está fora da relação das cidades baianas que correm risco de enfrentar surto de dengue. A informação é do Ministério da Saúde divulgada na segunda-feira (13). Em todo o Estado, estão em situação de alerta 22 municípios. São eles: Araci, Candeal, Candeias, Conceição do Coité, Guanambi, Ilhéus, Ipirá, Jequié, Madre de Deus, Monte Santo, Presidente Dutra, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Sebastião do Passé, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Serrinha, Serrolândia, Simões Filho, Uibaí, Valente e Vitória da Conquista.
Ainda de acordo com relatório do Ministério da Saúde, a Bahia registrou queda no número de casos de dengue no início de 2012. Foram registrados 2.743 casos da doença, contra 4.669 (2011) entre os dias 1 de janeiro a 11 de fevereiro. Em Feira de Santana, no mesmo período analisado, foram confirmados 38 casos, contra 52 (2011). Nos dois últimos anos, o município também apresentou redução de casos da doença. Em 2010 foram confirmados 2.245 casos, enquanto que em 2011 o total de confirmações foi reduzido a 1.296, sem registro de óbito.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Janice Estrela, observa que embora o município não esteja incluído na relação das cidades que receberam o alerta vermelho, ainda é necessário a população permanecer vigilante.
“Sabemos que no verão a proliferação do Aedes aegypti aumenta devido às pancadas de chuvas. Os ovos depositados há meses em recipientes úmidos conseguem eclodir e assim criar novos focos do mosquito. Por isso, é preciso continuar adotando todos os cuidados, realizando o descarte de utensílios que acumulam água”, recomenda.
Segundo Janice Estrela, como muitos exames ainda não tiveram o resultado divulgado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen), o balanço de casos poderá sofrer alterações. “As equipes das unidades de saúde estão cada vez mais sensibilizadas e notificando um número maior de casos suspeitos. Muitos deles ainda estão aguardando o resultado do Lacen, e por isso o total de casos poderá aumentar”, explica.
Janice Estrela alerta para os sintomas da doença, que podem ser confundidos com os de outras patologias. “Dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, diarréia, dor de cabeça e vômito são os principais sintomas da dengue. Diversas doenças apresentam sinais semelhantes e têm outro tipo de tratamento. É fundamental que a pessoa não tome remédios por conta própria e procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de sua residência”, aconselha.

Nenhum comentário: