A primeira etapa para o recadastramento da Previdência Estadual contempla mais de 10 mil servidores aposentados de 47 órgãos da administração pública. Os inativos são convocados por intermédio de mensagem impressa no contracheque e têm até o mês de março para se apresentar a uma das 37 unidades descentralizadas de atendimento.
Mais informações como os endereços da Previdência Estadual em Salvador, das unidades dos Centros de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e dos Pontos Cidadão, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados, estão publicadas no Portal do Servidor. O recadastramento é coordenado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
O recadastramento também pode ser realizado com hora marcada, com agendamento para as unidades do Brotascenter (3116-5437 / 5440) e do Shopping Paralela (0800 071 5353). Para efetivar o recadastramento, os inativos devem estar munidos dos originais ou cópia autenticada da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço (emitido há até três meses) e último contracheque (que não pode ser utilizado como comprovante de residência).
Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado via procuração por instrumento público ou mediante formulário de representação, disponibilizado pela Previdência Estadual. Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev.
Economia
Em abril, será a vez dos aposentados da Sesab. A ação de recadastramento visa, além de atualizar os dados dos inativos, coibir fraudes e pagamentos irregulares. Desde 2007, o Estado já suspendeu 2.747 benefícios pagos de forma irregular, gerando uma economia de R$ 53,1 milhões aos cofres públicos.
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