terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MEC INVESTE R$ 25 MILHÕES NO PACTO COM MUNICÍPIOS NA BAHIA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), firmaram na semana passada convênio, no valor de R$ 25 milhões, para o Pacto com Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, que tem como meta alfabetizar todas as crianças da rede pública até os oito anos de idade. O documento foi assinado pelo secretário Osvaldo Barreto e o superintendente José Carlos de Freitas.

O secretário enfatiza o apoio do MEC ao Pacto, ressaltando que essa parceria - Governo da Bahia, ministério e prefeituras - “visa assegurar a educação para as crianças na base de sua formação”. Segundo Barreto, “as pesquisas educacionais apontam que a alfabetização, com letramento, das crianças até oito anos é decisiva para diminuir o abandono, a evasão e aumentar a aprovação e o interesse pelos estudos”.

Implantado em 2011, o Pacto com Municípios inicia o ano letivo de 2012 com a adesão de mais 112 prefeituras, totalizando 329 municípios participantes. Este ano, a meta é atender mais de 345 mil estudantes com a metodologia de Alfabetização com Letramento e Alfabetização Matemática em 11.770 escolas públicas.

Para garantir a efetiva aplicação da metodologia de alfabetização, o coordenador do Pacto com Municípios, Clovis Caribé, informa que a Secretaria da Educação assume a responsabilidade “de capacitação dos formadores e dos professores alfabetizadores, e também o monitoramento e avaliação durante o processo, o que permite acompanhar o desempenho dos estudantes e fazer intervenções pedagógicas para ajudá-los a superar dificuldades no percurso educativo”.

Nenhum comentário: