quarta-feira, 5 de maio de 2010

72 toneladas de sementes distribuídas

Após chegada e avaliação do primeiro lote de 72 toneladas de sementes adquiridas pela Prefeitura de Feira de Santana para fortalecimento da agricultura familiar, o meio de distribuição entre os pequenos agricultores foi definido em reunião na manhã desta quarta-feira (5).
A princípio serão beneficiados os produtores rurais que já tiveram as terras preparadas para o plantio e posteriormente os demais recebem as sementes do segundo lote de 66 toneladas de milho e feijão. Dentro dos processos legais licitatórios, a nova quantidade de grãos deve chegar a Feira de Santana até o dia 22 de maio.
Assim como as sementes, o preparo do solo também é disponibilizado pela Prefeitura, através do fornecimento de 19 mil horas de trator. Deste total, cada produtor recebe até 2h30 de aragem, a depender da sua necessidade.
A ordem de distribuição das sementes foi tomada em consenso entre o prefeito Tarcízio Pimenta, secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, presidente do Sindicado de Trabalhadores Rurais Conceição Borges e representantes da Associação Comunitária dos Floristas de Feira de Santana Francisco de Jesus, da Associação dos Pequenos Agricultores do Município Antônia de Jesus, da Empresa Bahiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) Juliana Firmino e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) Joedilson Freitas.
Das 72 toneladas de sementes em posse do Município, 48 são de feijão e 24 de milho e a partir desta quarta-feira já começam a serem distribuídas pela Secretaria de Agricultura para as associações das comunidade pertencentes aos oito distritos.
Os representantes das associações serão encarregados de distribuir 9,3 quilos de feijão e 2,2 quilos de milho para cada pequeno agricultor cadastrado, sendo que os primeiros distritos a serem beneficiados serão Humildes, Jaiba - onde o foi totalizado o preparo do solo -, Matinha, Tiquaruçu e Maria Quitéria - que terão os serviços concluídos até sexta-feira (6).
Na sequência está Jaguara, Governador João Durval e Bonfim de Feira, onde o preparo do solo será finalizado até dia 15 de maio. O serviço nesses locais não pode ser feito anteriormente pelo excesso de chuvas, impossibilitando o uso das máquinas na terra encharcada.

Nenhum comentário: