quinta-feira, 6 de maio de 2010

Centro de Triagem de Animais Silvestres

A implantação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Feira de Santana vai ser discutida em Feira de Santana. Em visita no sábado (1) e domingo (2) ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Vitória da Conquista, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos Ozeny Moraes vai ter encontro com o prefeito Tarcízio Pimenta e secretário de Meio Ambiente Antônio Carlos Coelho, para discutir a implantação do Centro. Também será avaliada a possibilidade de construir parques zôobotânicos no Parque da Cidade e no Parque da Lagoa .
A bióloga Ivamara Bastos, que participa da elaboração do projeto, destacou a importância de Feira de Santana contar com um centro de triagem, pela localização da cidade e por ser o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, por onde passa uma grande quantidade de animais.
A instalação de uma unidade similar em Feira de Santana facilitará o tratamento e reintregação ao seu habitat natural, dos animais silvestres resgatados ou apreendidos por instituições de combate ao tráfico de animais, à exemplo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que apreende também animais em cativeiro doméstico.
A idéia de construir uma unidade referência com parques zôobotânicos no Parque da Cidade e Parque da Lagoa apto a receberem doações de animais oriundo dos Cetas espalhados em todo o Brasil, tornaria mais atrativo os dois equipamentos, que cuidam da preservação ambiental e proporcionam lazer para os feirenses.
De acordo com Ozeny Moraes, “os animais apreendidos, aves diversas como araras, papagaios, corujas, gaviões; répteis como cobras diversas, teiús e os mamíferos à exemplo de macacos, micos, raposas, tatus, capivaras, quatis, dentre outros, são animais da nossa flora que seria uma atração a mais nos parques para o público em geral e mais importante um veículo para o aprendizado para os estudantes”.

Nenhum comentário: