segunda-feira, 24 de maio de 2010

Samu de Feira coordena 48 cidades

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em Feira de Santana vai passar a coordenar os trabalhos em 48 cidades do interior baiano, dos quais 28 da sua microrregião e mais 20 da microrregião de Serrinha. A iniciativa faz parte da regionalização do serviço proposta pelo Ministério da Saúde, que definiu a cidade como pólo para as duas microrregiões em reconhecimento pela eficácia dos serviços prestados à comunidade.
A prestação do serviço em função da qualidade e agilidade no atendimento, com resposta às chamadas em menor tempo possível, também foi decisiva na escolha do Samu de Feira de Santana para representar a Bahia no curso de capacitação de seus profissionais. Os indicadores de saúde também reforçaram esta escolha.
A diretora do Samu em Feira de Santana, Maisa Macedo, observa que na cidade a resposta às solicitações para atendimento tem obedecido a um padrão que reflete a eficácia do serviço. Em média, o socorro aos pacientes tem ocorrido entre 10 minutos a 12 minutos, com exceção de localidades mais distantes e de difícil acesso.
A proposta do Ministério da Saúde para regionalização de todos os serviços do Samu leva em consideração a condição de referência de Feira de Santana para assumir o posto de pólo de duas microrregiões, composto por 48 cidades. A grande maioria passará a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência somente a partir da regionalização.


Nenhum comentário: