quarta-feira, 5 de maio de 2010

Vacinação do idoso contra gripe

A Secretaria de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica e da Rede Frios, está ultimando os preparativos para a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que começa no próximo sábado (8) e vai até o dia 21 deste mês. Em Feira de Santana, a previsão é que 50 mil pessoas sejam imunizadas contra o vírus causador da gripe (influenza sazonal).
Aproximadamente 500 profissionais de saúde serão disponibilizados no sábado para oferecer a vacina não apenas nos 84 postos do Programa Saúde da Família (PSF) e 16 postos de Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como no Boulevard Shopping e no GBarbosa, localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no centro comercial de Feira de Santana.
A previsão é que pelo menos 80 por cento da população idosa - 60 anos ou mais - sejam beneficiadas. A ação tem como objetivo reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe e suas conseqüências. “É uma medida de prevenção muito importante. É prática, simples, de fácil realização e com grande impacto para a saúde da população. Vá a um posto e tome a vacina e se proteja.”, orienta a chefe da Divisão, Janice Estrela.
Em 15 dias, a vacina consegue produzir anticorpos no organismo e o idoso fica protegido por um ano. A vacina estará disponível gratuitamente nos postos de saúde, que abrirão excepcionalmente no sábado, das 8 às 17 horas. Segundo Janice Estrela a única ressalva é para as pessoas que são alérgica a ovo.

Nenhum comentário: