terça-feira, 3 de agosto de 2010

Feira já teve chuva por um ano

Entre janeiro e julho deste ano, a precipitação de chuvas em Feira de Santana foi de 608,9 milímetros, o que corresponde a quase o volume verificado em um ano inteiro, segundo dados da Estação Climatológica do Departamento de Tecnologia de Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Além disso, o volume de chuvas tem crescido nos últimos quatro anos, ainda segundo as medições da Uefs.
Para se ter uma mostra da grande quantidade de chuvas que cai no município, em todo o ano de 2009 a precipitação registrada foi de 787 milímetros. Em 2008, os dados registrados pela Estação Climatológica dão conta de 738,2 mm em todo o ano. Em 2007, o volume foi de 648,5 em todo o período.
O grande volume de chuva registrado nos primeiros sete meses de 2010 provocou, entre outras coisas, o estrago do pavimento de muitas avenidas e ruas de Feira de Santana. O período chuvoso também provocou atraso na recuperação da cidade.
Atualmente, o Governo Municipal está com ações de recapeamento de ruas e avenidas, além de ações de tapa buraco em vários pontos do município. Serviço de recuperação de canais de macrodrenagem também está sendo executado.
Para medir a precipitação é usado o milímetro. Um milímetro de precipitação corresponde à altura que se eleva um litro de água quando homogeneamente distribuída numa base de um metro quadrado, como explicam os técnicos. Assim, dizer que em Feira de Santana houve uma precipitação de 10 mm significa que em média, cada metro quadrado da região recebeu 10 litros de água da chuva.

Nenhum comentário: