quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Inaugurado o Centro Cirúrgico Cardiovascular do HDPA

O atendimento de média e alta complexidade na área de cardiologia voltou a ser prestado em Feira de Santana – inclusive para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Na manhã de hoje 04 foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e a Santa Casa de Misericórdia, que é a mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, que garante a prestação do serviço, enquanto o credenciamento por parte do Ministério da Saúde não é finalizado.

O governo vai repassar, mensalmente, até R$ 200 mil para os pacientes que tenham a rubrica do SUS, de acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla. Mas, afirmou, a parceria entre as partes deverá ter vida curtíssima, mas por um motivo maior. “Dentro de mais alguns dias, provavelmente já a partir da próxima semana, o HDPA será credenciado pelo Ministério da Saúde”.
A prestação do serviço será responsabilidade do Instituto Nobre de Cardiologia, que substituiu o Instituto de Cardiologia do Nordeste da Bahia, que teve o contrato rompido pela Santa Casa há cerca de três meses.
Parceria de repasses financeiros para o HDPA por parte de esferas de governo não é iniciativa nova. No governo de José Ronaldo de Carvalho a Prefeitura fechou um acordo que garantia atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Depois, o Governo da Bahia fechou parceria com o mesmo objetivo. Também foi anunciado que dentro de mais alguns meses vai ser realizado transplante renal no HDPA. De acordo com o secretário da Saúde de Feira de Santana, Getúlio Barbosa, equipes de nefrologistas da IUNE e da Clínica Senhor do Bonfim estão em conversação com o Ministério da Saúde.

O HDPA é pioneiro em transplante de rim no interior da Bahia. Os procedimentos foram realizados no final da década de 80.
Ao agradecer a presença do todos e ao apoio de Dr. Solla, do deputado Zé Neto e do secretário Getúlio Barbosa, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Dr. Outran Borges, disse que “esse é um marco histórico em Feira de Santana., pois caminhamos para um credenciamento da nossa Cardiologia ao SUS que sempre foi a nossa meta. E ainda tivemos mais boas notícias em relação à Radioterapia da Unacom e ao transplante de rins”.


Outran fez uma homenagem ao Dr. Silvio Matos, um dos baluartes da Santa Casa e do HDPA, que empresta o nome ao Centro Cirúrgico Cardiovascular. “Dr. Sailvio Matos, assim como eu, é uma das crias deste Hospital. E uma vez ele me disse algo que me emocionou, ao afirmar que vai morrer dentro do HDPA. A Santa Casa não nos pertence, nós pertencemos a ela”, afirmou.

Nenhum comentário: