segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Pacto do Cordel teve 3ª edição


Recital de cordel, repente, música regional, contação de causo. A terceira edição do Pacto do Cordel, no coreto da praça Bernardino Bahia, para alegria de quem foi assistir as apresentações ou por quem passou e deu uma espiadinha, teve um muito de tudo.

 Domingos Santeiro contou vários causos matutos e Zé Ferreira afinou a viola e cantou vários repentes. Foi um dia com várias atividades.

 O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e a Ordem Nordestina dos Cordelistas e Artistas Populares, e acontece todas as segundas-feiras, a partir das 11h até as 13h.

 Para o presidente da Ordem, Oliver Brasil, o coreto é uma porta sempre aberta para a cultura popular. “Este espaço devia se tornar uma referência para todas as pessoas que lidam com a nossa cultura. Isto é muito bom”.

 É um palco sem nenhum tipo de conceito pré-estabelecido. O acesso é livre para todas as manifestações. Podem se apresentar cantador de coco, sanfoneiro, declamador de poesia.

 O coreto da Bernardino Bahia é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Bahia. O acordo firmado entre as partes prevê que o local vai ser ocupado semanalmente até o fim do ano.

Nenhum comentário: