sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Tradição há mais de quatro décadas


O vaqueiro Veridiano José de Cerqueira, ou simplesmente “Seo” Vivi, tem 67 anos e há 43 organiza a Festa dos Vaqueiros do povoado de Socorro, no distrito de Tiquaruçu. Nesse tempo, se transformou uma lenda viva de uma tradição que remete às origens de Feira de Santana, onde a figura do vaqueiro ocupa lugar de destaque. A festa acontece neste final de semana.
Missa, desfile, programação cultural e distribuição de brindes. Esta é a programação do evento que, pelas contas de “Seo” Vivi, deverá reunir cerca de 200 vaqueiros. O evento, que é o mais antigo do gênero em Feira de Santana, acontece sábado, 9, e domingo, 10. “Nunca deixamos de fazer a festa, mesmo nos períodos de seca. Podemos fazer menor, mas a tradição é mantida”, diz o organizador.
A festa começa na noite de sábado, a partir das 20h, com shows de Beto Cardoso e Kinininho dos Teclados, Nenem do Acordeon, Kixote é Esse e Mazinho Venturiny. No domingo, as apresentações serão iniciadas às 17h. As atrações serão Juno Leon, Val e Neilton e Zé Araújo.
Mas a programação de domingo começa bem mais cedo, ainda pela manhã. Às 11h sairá o desfile de vaqueiros, com concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora do Socorro, com destino à sede do distrito, retornando para o ponto de partida, onde será celebrada a Missa dos Vaqueiros. Serão premiados o vaqueiro mais velho, o mais novo e o mais bem trajado, além do animal mais bem tratado.
A partir das 14h haverá leilão de animais e distribuição de brindes entre os participantes. A festa continua à noite, quando subirão ao palco os cantores Juno Leon e Zé Araújo, mais a dupla Val e Neilton.(Madalena de Jesus)


Nenhum comentário: