Durante todo o mês de outubro foi realizada uma campanha internacional conhecida como “Outubro Rosa”, que visa combater o câncer de mama incentivando as mulheres a realizar a mamografia e o autoexame. Neste mês, a campanha “Novembro Azul” é voltada para os homens e o combate ao câncer de próstata, incentivando-os a realizar exames preventivos.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que 65% dos homens com câncer de próstata têm mais de 65 anos; 70 anos é a idade média do diagnóstico; 77 anos é a média de idade na qual ocorrem as mortes provocadas pela doença, e o câncer de próstata é a 15ª causa de mortes no Brasil. Uma pesquisa realizada recentemente pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com cinco mil homens, revelou que 47% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar a doença.
As informações chamam a atenção da deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), (foto) profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL). A parlamentar apoia a campanha e alerta os homens sobre a importância da visita ao urologista e os cuidados com a próstata, glândula que se localiza na parte baixa do abdômen e é responsável pela produção de parte do sêmen.
“Este tipo de câncer é o segundo que mais mata homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Estatísticas apontam ainda que a cada seis homens, um é portador da doença, e a estimativa é que, somente este ano, 60 mil novos casos sejam diagnosticados no país. Por isso, homens, cuidem-se! Visitem o urologista e realizem os exames preventivos após os 40 anos de idade, se houver casos da doença na família, ou a partir dos 45 anos, se não houver, e aqueles com mais de 65 anos devem ter atenção especial uma vez que a doença é conhecida como um câncer da terceira idade, pois cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir desta idade”, destaca a parlamentar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário