segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Feira de Santana / 26.599 queixas registradas no Procon
O número de consumidores atendidos pela Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) em 2011 aumentou mais de 13% com relação ao ano anterior. Ao todo, foram 26.599 queixas registradas, enquanto em 2010 o Procon recebeu 23.500 reclamações. Desse total, 23.107 queixas foram solucionadas no primeiro momento, o que representa quase 90%, e 2.259 resolvidas em audiência.
Durante o ano de 2011 o Procon também percorreu todo o Município, fiscalizando os mais diversos entrepostos comerciais. Só no ano passado o órgão realizou 340 constatações nos supermercados, 502 visitas aos bancos, 392 constatações em lojas, 381 em estacionamentos e 126 em restaurantes.
No mesmo ano o Procon desenvolveu 139 fiscalizações durante a Micareta, 05 constatações em barracas de fogos e 398 fiscalizações de gás clandestino, em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP). Além disso, a superintendência julgou 700 processos, executou uma pesquisa dos produtos da Quaresma, duas pesquisas de material escolar e seis trabalhos com a unidade do Procon Móvel.
Dentre as 10 empresas mais reclamadas no ano passado estão a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com 2.143 queixas, Oi (1.458), Coelba (1.209), ItaúCard (1.125), Embratel (1.042), Hipercard (855), G Barbosa (782), Claro (734), IbiCard (727) e Insinuante (477).
Ao fazer um balanço dos números, o superintendente do Procon, Rafael Pinto Cordeiro, o considera positivo. Segundo ele, os índices demonstram que o órgão tem melhorado a qualidade do atendimento e adequado suas instalações, o que resulta na maior demanda.
“Em 2012 vamos divulgar balanços de pesquisas nos setores de telefonia, planos de saúde e cartão de crédito para mostrar quais são as empresas que menos resolvem o problema do consumidor”, declara o superintendente.
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