segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Matrícula na rede pública estadual de ensino inicia dia 18

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abre, nesta quarta-feira (18), a matrícula 2012 para as escolas da rede pública estadual. Os estudantes e suas famílias podem procurar qualquer escola do Estado, independentemente daquela que deseja estudar.

A novidade este ano é a matrícula pela internet para os estudantes oriundos da rede municipal de Salvador e todos os que já são da rede estadual. Tanto pela internet como presencial, o horário de atendimento é das 8h às 20h, sem intervalos. O calendário segue até 27 de janeiro e pode ser acessado no site da SEC. Informações também através do 0800 285 8000.

“A matrícula pela internet vai garantir mais rapidez no processo, além de ser uma opção de atendimento, contribuindo para mais comodidade e facilidade de acesso às escolas da rede pública estadual”, afirma o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, ressaltando que o Governo da Bahia assegura a matrícula para todos os interessados em estudar nas escolas da rede estadual.

“A matrícula pela internet vai ficar disponível apenas aos alunos da rede municipal de Salvador e aos da rede estadual que queiram transferir de escola”, informa a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana de Carvalho. Os alunos oriundos das redes dos demais municípios da Bahia e estudantes novos devem comparecer à escola estadual mais próxima. “Quem está de férias em uma cidade do interior da Bahia, por exemplo, pode fazer sua matrícula para uma escola na capital”, exemplifica a diretora.

Para facilitar, também, a matrícula agora em janeiro, a Secretaria da Educação do Estado antecipou o processo de renovação dos estudantes da rede estadual. Mais de 600 mil alunos que vão continuar estudando na mesma escola fizeram suas matrículas no final do ano passado, respondendo afirmativamente à carta enviada pela Secretaria para as famílias. Todas as informações já estão registradas no Sistema de Gestão Escolar (SGE), a grande ferramenta gerencial implantada pela Secretaria e que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas, como pela internet.
Documentação para a matrícula

Para fazer a matrícula, o estudante ou seu responsável deve ficar atento à documentação: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, original e cópia da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade, do CPF (obrigatório para o curso Técnico de Nível Médio), do comprovante de residência, código do SETPS (constante no SalvadorCard) para as escolas do município de Salvador, facultativo para os estudantes dos cursos de Educação Profissional.
Calendário das matrículas 2012 na rede estadual
Alunos da Rede Pública:
18 e 19 de janeiro – matrículas de estudantes das redes estaduais e municipais da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte;
20 e 23 de janeiro – transferência por interesse próprio para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
Alunos Novos:
24 e 25 de janeiro – matrícula para o Ensino Fundamental;
24 e 25 de janeiro – confirmação do sorteio eletrônico da Educação Profissional;
26 e 27 de janeiro – matrícula para o Ensino Médio.

Nenhum comentário: