terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Capacitação beneficia 750 policiais militares que atuam na Ronda Escolar



Setecentos e cinquenta policiais militares que atuam na Ronda Escolar participam até esta quarta-feira (11), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, do ciclo de palestras preparatório para o ano letivo de 2012. Durante as palestras, eles aprendem sobre direitos humanos, Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além de orientar o grupo sobre como abordar os jovens sem agredir seus direitos, o curso ajuda a preparar os PMs para dar palestras nas escolas sobre temas diversificados, como drogas, papel da Polícia Militar e gravidez na adolescência.

O gerente de Atendimento Socioeducativo da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Marcus Magalhães, um dos palestrantes, destacou a importância de os policiais conhecerem o ECA e as medidas socioeducativas no momento da abordagem aos adolescentes. “É necessário que o policial conheça essas medidas até mesmo para orientar diretores, professores e os responsáveis pelos alunos, instrumentalizar os profissionais da segurança como devem agir em cada situação e quais os casos que devem ser encaminhados para a delegacia de jovens infratores”, disse Magalhães.

A Ronda Escolar é realizada em mais de 1,2 mil colégios públicos e privados da Região Metropolitana de Salvador (RMS) para reduzir as ocorrências nessas instituições ou no seu entorno. O comandante da Ronda Escolar, major Ricardo César Santana, afirmou que os policiais abordam suspeitos nos arredores dos colégios para evitar a venda de drogas no local. A ação é baseada no radiopatrulhamento, sempre das 7h às 23h.

Nenhum comentário: