terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MATRÍCULA PARA A REDE ESTADUAL DE ENSINO VAI ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA

Nesta terça (24), começou a matrícula para os novos alunos da rede estadual. Entre os itens mais procurados pelos pais na hora de escolher a escola do filho, além da qualidade do ensino, está a proximidade com a casa onde mora o estudante. A matrícula para os novos alunos do ensino fundamental acontece nesta terça (24) e quarta-feira (25). Na quinta (26) e na sexta-feira (27) é a vez da matrícula para o ensino médio e o ensino médio integrado à educação profissional.

A empregada doméstica Marilene Maria Brandão, 40 anos, foi na manhã desta terça-feira tentar uma vaga para o filho em Sussuarana. “Eu trabalho e não tenho como levar ele para uma escola que não seja perto de casa. No ano passado, ele estudou no Imbuí, mas era muito longe”.

O local também está entre as prioridades da vendedora Jaciara Rodrigues, 38 anos, mas a o principal mesmo, para ela, é a educação de qualidade. “A primeira coisa é a educação, além da forma como os alunos se comportam na escola. Meu filho sempre estudou em escola pública e faço essa avaliação”.

Para fazer a inscrição em uma das cerca de 1.400 escolas da rede estadual, o estudante acima de 18 anos, ou responsável, deve procurar qualquer unidade do Estado com histórico escolar ou atestado de escolaridade original, certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF, original e cópia (para o caso do ensino médio), além do comprovante de residência.

A operadora de telemarketing Maria Antônia Julião não teve dificuldade para fazer a matrícula do filho. “Vim na escola antes e eles me passaram todas as informações, inclusive a lista com a documentação necessária. Acompanhei a divulgação na mídia também, e então já cheguei aqui no horário e com tudo certo. Foi bem rápido”.

Uso da internet
Segundo a diretora de Atendimento da Rede Escolar da Secretaria da Educação (SEC), Eliana Carvalho, a novidade deste ano fica por conta da realização da matrícula via internet. “Apenas os estudantes concluintes da rede estadual e da rede municipal de Salvador e os alunos da rede estadual que solicitaram transferência podem realizar sua matrícula pela internet”.

Ela disse que nenhum aluno do Estado ficará sem escola. “Às vezes, os pais querem uma unidade específica, mas se o local já estiver com a capacidade de absorção preenchida não podemos matricular mais, para não comprometer a qualidade de aprendizado do aluno. Assim, logo ele é encaminhado para outra unidade próxima”.

Mais de 127 mil alunos já foram inscritos, desde o dia 18 deste mês, quando começou a matrícula da rede estadual. O período de matrícula para todos vai até esta sexta-feira, das 8h às 20h, sem intervalo. Mais informações no portal da Educação ou através do telefone 0800-285-8000.

Calendário para novos alunos
24 e 25 de janeiro – matrícula para o ensino fundamental
24 e 25 de janeiro – confirmação do sorteio eletrônico da educação profissional
26 e 27 de janeiro – matrícula para o ensino médio e o ensino médio integrado à educação profissional.

Calendário para alunos da rede pública
18 a 27 de janeiro – matrícula para estudantes da rede estadual e das redes municipais.

Nenhum comentário: