quinta-feira, 5 de maio de 2016

Mãos limpas são mãos mais seguras

A higienização das mãos é a forma mais eficaz de controle de infecção hospitalar. Nesta quinta-feira, 5, Dia Mundial de Higienização das Mãos, o Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, promoveu palestra e dinâmica sobre a importância em lavar os dedos, punhos, as unhas e o dorso para funcionários e estudantes da área de saúde.

 A coordenadora de Educação Permanente do Hospital da Mulher, Anne Carolline Portugal, afirmou que a lavagem das mãos diminui a incidência de complicações no paciente, assim como para os funcionários de saúde. “Além de evitar danos à saúde do paciente, também reduz o tempo de internação, aumentando a rotatividade dos leitos”, disse.

 Existe técnica adequada para higienizar as mãos. A orientação é lavar entre os dedos, as unhas, punhos e dorsos a todo o momento. Posterior a lavagem, que é com água e sabão, não se deve tocar em nenhum objeto. A torneira deve ser fechada com o auxilio do papel toalha. “Mãos limpas são mãos mais seguras”.

 “Sempre que o profissional ter contato com o paciente deve higienizar as mãos antes e depois. Na chegada do plantão é aconselhado também fazer a lavagem de modo minucioso com uso de escova e antisséptico”, diz.

 Na oportunidade foi feita a avaliação das mãos. “O uso de álcool gel só deve ser utilizado após lavar as mãos com água e sabão. Caso contrário, a substância não terá o efeito esperado”, pontuou.

Nenhum comentário: