quarta-feira, 25 de maio de 2016

Serviços online do Detran facilitam a vida do cidadão

Tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi um processo prático e rápido para a jornalista Fernanda Gama, 31 anos, que utilizou os serviços online do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA). “Só precisei ir ao Detran para comprar o laudo e pegar a minha habilitação. Fiz o simulado, verifiquei o resultado dos exames médicos e testes teórico e prático de direção, tudo pela internet. O avanço tecnológico facilitou bastante a minha vida”, contou.

 A comodidade oferecida ao cidadão está disponível no site do órgão e no aplicativo para smartphone Detran.BA Mobile. É preciso preencher um cadastro para ter acesso aos serviços, como a segunda via da CNH e do licenciamento do veículo, a Permissão Internacional para Dirigir (PID), pontuação na carteira, histórico de multas, gravame, simulado e resultado de exames, entre outros. Nos últimos seis meses, quase seis mil pessoas acessaram serviços de habilitação online.

 De acordo com o departamento, a partir do próximo semestre, quem consultar pela internet o andamento do processo da CNH vai saber se o documento já está disponível e em que local será entregue. Outra novidade será o serviço via SMS, alertando o condutor sobre o prazo para a renovação da carteira e do licenciamento do veículo. “Estamos aprimorando cada vez mais os nossos serviços, com o objetivo de evitar que as pessoas se desloquem até as unidades fixas de atendimento sem ter a certeza que o documento está pronto. A ideia é que, em breve, o cidadão possa resolver quase tudo pelo computador ou celular”, disse a coordenadora de Planejamento e Gestão do Detran, Thatiane Aragão.

 Fonte: Ascom/Detran

Nenhum comentário: