sexta-feira, 13 de maio de 2016

Museu Itinerante encanta visitantes

São réplicas de medalhas de várias Olimpíadas, tochas, mascotes, fotografias, uniformes, sapatilhas – algumas peças são originais. Parte da história olímpica pode ser vista até amanhã, 14 de maio, no “Museu Itinerante Se Prepara Brasil”, que está estacionado na praça do Fórum. 

“É uma volta ao passado com elementos do presente”, afirmou o estudante Paulo Antônio de Souza. “Vi muita coisa que nunca tinha visto e passei a saber de várias histórias, como a do corredor etíope Abebe Bikila”. O atleta correu e venceu a maratona de Roma, em 1960, com os pés descalços. 

Com um toque numa tela o visitante passa a saber mais sobre esportes olímpicos ou pode assistir grandes conquistas olímpicas em televisores. Ou ver a dramática chegada da sueca Gabriele Andersen Scheiss, na maratona de Los Angeles, em 1984. Contundida, se arrastou até o final. Chegou em último, mas foi a mais aplaudida. 

Também estão sendo mostrados uniformes usados por medalhistas brasileiros, bolas de vários esportes e mascotes de algumas Olimpíadas. “São várias as curiosidades olímpicas que a gente encontra a resposta aqui. Tô encantada”, disse Emanuela Nunes, que prometeu levar os irmãos menores para ver a mostra, cuja entrada é franca.

 O museu, disse Cibele Samaritano, da equipe da produção do evento, passa um pouco do espírito olímpico para os visitantes, que também passam a conhecer parte da história dos jogos.

Nenhum comentário: