segunda-feira, 2 de maio de 2016

Posto de Saúde do circuito registrou redução de 8 por cento nas ocorrências

Depois de uma maratona de quatro dias, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde se despedem da Micareta com a sensação de dever cumprido. O Posto de Saúde localizado no circuito Maneca Ferreira durante os dias de festa prestou assistência ao folião em tempo integral com uma estrutura de um mini hospital.

 Durante os quatro dias oficiais da festa, 657 pessoas foram atendidas na unidade instalada no circuito. Os números apontam uma redução de 8% no número de atendimentos, em comparação com o ano passado, quando foram atendidas 715 pessoas.

 Entre os itens analisados os que mais reduziram foram: Lesão por arma de fogo, com apenas um registro durante o período; e agressão física, com uma redução de 27,46%.

 E os números indicam que o folião desse ano também reduziu a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas. O número de ocorrências caiu de 172 para 63, uma redução de 86,62%.

 Segundo Marydalva Leão, Coordenadora da Unidade, “a sensação é de dever cumprido, foi além das minha expectativas,os números apontam que o folião tem uma melhor conscientização na inibição de excessos, é preciso evidenciar o trabalhos dos agentes de saúde na conscientização, esse ano, trabalhamos focando a educação em saúde, o corpo a corpo levando informações e, orientações aos foliões e aos trabalhadores da festa.

 DST/ HIV- AIDS

 Os profissionais do centro especializado de DST/ HIV- AIDS também estiveram presentes no posto e durante os dias da festa disponibilizou aos foliões testes rápidos de Sífilis e HIV. Foram realizados 236 testes, sendo que foi confirmado um caso positivo para HIV e um para Sífilis.

 CEREST

 O trabalhador que esteve presente na micareta pôde contar com a assistência Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) durante os quatro dias da festa.

 Foram realizadas 11 inspeções em blocos, oito em camarotes, e registrado um acidente de trabalho. Também foram realizadas 65 notificações de Durante esse ano houve distribuição de 600 materiais educativos, e de 500 protetores auriculares.

Nenhum comentário: