Mulheres acima de 40 anos de idade contam com uma ampla rede para realização da mamografia (radiografia das mamas) em Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O exame é útil para detectar o câncer de mama em fase inicial podendo descobrir alguns tipos de cânceres antes mesmo da mulher sentir um nódulo, ao realizar o auto-exame.
A SMS mantém um programa exclusivo para o público feminino denominado de Programa de Assistência Integral a Saúde da Mulher (Paism), que dá atenção especial as mulheres, pelo fato de estarem mais sujeitas as mudanças hormonais e corporais do que os homens e por, muitas vezes, serem responsáveis pela saúde da família.De acordo com a diretora de Gestão da Rede Própria, Gilberte Lucas, a Prefeitura disponibiliza cinco locais para realização da mamografia – Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, Instituto de Mastologia (IMA), Hospital D. Pedro de Alcântara (HDPA) e Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Segundo ela, o município possui uma cota mensal de 4.500 exames de mamografia. “Em média, são realizados mensalmente 3 mil. Isso significa que não há uma demanda reprimida deste exame. As mulheres feirenses não encontram dificuldades para realizá-lo”, frisa.
As mulheres que buscam por atendimento médico nos postos de Unidade de Saúde da Família (USF) ou Unidade Básica de Saúde (UBS) e são detectadas com nódulo no seio, logo são encaminhadas para consulta com o mastologista. O especialista faz uma avaliação mais detalhada e, se necessário, solicita a mamografia.
O exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos de idade, que devem realizá-lo a cada 2 anos. Quando a idade for superior a 50 anos, a mamografia deve ser realizada a cada ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário